Mesa de Abertura e Plenárias

Atividade on-line

04/11/22 – 8h30 às 17h45

 

 

No dia 04 de novembro teremos – além da Mesa de Abertura das 29as Jornadas – três plenárias on-line. Cada uma delas está sendo construída com muito desejo, numa troca estimulante com convidados escolhidos a dedo. O intuito é que, nas plenárias, possamos avançar sobre as questões levantadas em cada um dos eixos das Jornadas sobre os usos e funções de diferentes coletivos nas subjetividades nos tempos que correm. Introduzimos perguntas em diferentes universos, passando pelos ativismos atuais, pelas bolhas da internet e pela proposta de Lacan para a Escola de psicanálise, buscando torcer possíveis respostas prontas para nos implicarmos na construção de elaborações que toquem nossa prática como analista e contribuam para que avancemos com as leituras de nossa época.

Esperamos poder recolher as ressonâncias das plenárias na atividade presencial que ocorrerá no dia 05 de novembro, na qual terão lugar os pequenos grupos de trabalho, que contarão com a contribuição de todos (mais informações no site em Pequenos grupos de trabalho e em Envio de trabalho). Participem!

 

 

 

Plenária 1. Psicanálise e Política: ativismo revisitado

 

Anima: Andréa Reis Santos (Membro da EBP/AMP)

Conversam:

Marcus André Vieira (AME, Membro da EBP/AMP)

Helena Silvestre (Afroindígena desterrada. Meio favela, meio matuta, meio cigarra, meio formiga. Corpo de fronteira. Escritora, compositora, educadora popular. Libertaire.)

Helena Silvestre é uma convidada muito especial, instigante e dissidente (como se apresentou em uma reunião das Jornadas), que nos ajudará a pensar sobre diferentes usos de coletivos ativistas a partir de suas construções e elaborações. É autora do precioso livro “Notas sobre a fome”, cuja leitura recomendamos fortemente (mais informações em Bibliografia Sugerida no site das Jornadas).

 

 

 

Plenária 2. Bolhas, hashtags, engajamento: incidências digitais

 

Anima: Rodrigo Lyra (Membro da EBP/AMP)

Conversam:

Cristina Frederico (Membro da EBP/AMP)

Fernanda Bruno (Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia da UFRJ e coordenadora do MediaLab)

Fernanda Bruno tem uma enorme produção sobre o impacto das redes nas subjetividades; é uma crítica atenta e perspicaz sobre questões da internet que incidem no cotidiano de todos, às vezes sem percebermos. Vale a pena acompanhar os vídeos de Fernanda que estão disponíveis na Bibliografia Sugerida das Jornadas.

 

 

 

Plenária 3. Autorizar-se contando com alguns outros

 

Anima: Ana Tereza Groisman (Membro da EBP/AMP)

Conversam:

Maria do Rosário Collier do Rêgo Barros (AME, Membro da EBP/AMP)

Renata Mendonça (Psicanalista, uma das responsáveis pelo Ateliê Psicanálise e Segregação do IPSMMG, pesquisadora do Ocupação MG – PSILACS-UFMG)

Renata Mendonça é uma colega que tem trabalhado na Seção-Rio da EBP ao longo de 2022 e levantado questões fundamentais não apenas a partir de sua experiência clínica como psicanalista, mas também a partir de sua experiência em coletivos importantes em nosso contexto. Seu trabalho também pode ser acompanhado a partir das notas e textos referentes ao Seminário “Psicanálise e Política”, disponíveis através do site das Jornadas em Bibliografia Sugerida.

 

 

EBP-RIO / ICP RJ 2022. Todos os Direitos Reservados