O Local

Algumas palavras sobre o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ

 

 

Por Dinah Kleve

 

 

 

 

Dentre as muitas tarefas que se apresentam, ao longo da organização de nossas Jornadas Clínicas, está a escolha do local em que o encontro dos “Pequenos grupos de trabalho”[1] virá a se realizar. Que paredes permitirão que as vozes de seus participantes ecoem em meio ao vazio por elas formado? Para trabalhar as Lógicas coletivas nos tempos que correm, tivemos a felicidade de encontrar paredes impregnadas de histórias de parceria e sustentação que também falarão conosco, num encontro, enfim, presencial.Abaixo, compartilhamos com vocês, um pouco da história do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que pertente ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ:

 

“O Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criado em 2004, tem por objetivos fomentar e promover pesquisas de ponta, acolher pesquisadores nacionais e estrangeiros com contribuição relevante para o conhecimento científico, a cultura e as artes, oferecendo-lhes condições materiais e intelectuais para que ampliem e aprofundem seus estudos e reflexões.

O local escolhido para a sua instalação foi o antigo Hotel Sete de Setembro, situado na avenida Rui Barbosa, 762, no Flamengo e construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1922, para a exposição internacional comemorativa do Centenário da Independência e tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural. De 1926 a 1973, o prédio sediou o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery, da então Universidade do Brasil. De  1973 e 1995, abrigou a Casa do Estudante Universitário (CEU). Neste último período, foi palco de inúmeros eventos que marcaram a vida política brasileira durante a transição do regime militar para a ordem democrática, pois foi local de reunião de partidos políticos ainda confinados à ilegalidade ou em processo de constituição, movimentos sociais organizados e o Comitê Brasileiro pela Anistia.

Depois de concluída a recuperação do prédio anexo e da realização de algumas reformas estruturais no prédio principal, a UFRJ, agora, engaja-se no processo de restauração, para instalar o CBAE e restituir este patrimônio à cidade, ao estado e ao país.”[2]

 


[1] Para mais informação, conferir em ‘Programa’, Pequenos grupos de trabalho, no site das 29as Jornadas.

[2] Trechos extraídos de um folder informativo sobre o Colégio Brasileiro de Altos Estudos, produzido pela própria Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

EBP-RIO / ICP RJ 2022. Todos os Direitos Reservados