Ana Beatriz Zimmermann
Integrante da Comissão de Infra-estrutura das XXVIII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP RJ
O estrangeiro não é o outro, vai além de um idioma distinto… para a psicanálise tem a ver com o estranho em cada um, como nos ensinou Freud e, ao mesmo tempo, o que nos torna únicos, engendra a singularidade que cada um porta com as marcas que o significante produz no corpo. A marca do significante no corpo produz uma maneira de gozar no parlêtre, sempre incomparável. Essa gramática pulsional é estrangeira, desconhecida em princípio, para o próprio sujeito e para o social. Uma análise é a oportunidade de que esse estrangeiro possa habitar no mundo de maneira viva, com menos sofrimento, com menos segregação. Com a pandemia, isolamos os corpos para viver, mas não o real que nele habita. Este sempre escapa. A psicanálise sobrevive ao vírus, se reinventa, se abre verdadeiramente ao “mundo virtual”, e recolhe novos efeitos na prática dos analistas que irão testemunhar nas próximas Jornadas da EBP-Rio.
Fabián nos relembra que o vírus afeta a todos, sem distinguir raça, classe social, identidade, gênero ou nacionalidade. Sobretudo aos sujeitos que possuem a marca do real do tempo no corpo. Entretanto, a maneira como cada um conta sobre o vírus e como foi afetado pela pandemia não é a mesma. A psicanálise aposta que algo pode ser dito a partir dessa tragédia que vivemos, advertidos de que há um impossível de dizer. O vírus nos leva a fechar as portas de nossas casas, mas as portas do consultório continuam abertas, seja ele onde for.
“En efecto, se verá cómo este acontecimiento de cuerpo en lo social – donde la pandemia nos recuerda hasta en cada instante que tenemos uno – qué consecuencias traerá” [2]. Veremos, ainda sem muita precisão, mas não sem o Outro, como sairemos da irrupção de corpo real que nos proporcionou a pandemia. Seguimos com a abertura necessária para estar à altura da época.
___________
[1]. Fabián Naparstek, na noite de lançamento das XXVIII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP RJ. Acesso em <https://jornadasebprioicprj.com.br/2021/o-corpo-estrangeiro/>
[2]. Idem.