◼
◼Editorial
Neste Moinhos, trazemos notícias sobre uma parte da programação das 30 Jornadas. Trata-se de dois cursos oferecidos pelos ICP-RJ no dia 24 de novembro.
Confiram e sintam a brisa do que vem por aí…
◼Cursos do ICP-RJ nas XXX Jornadas EBP-Rio e ICP-RJ
Ilusão nas loucuras
Ministrado por José Marcos de Moura (EBP-AMP) e Paula Borsoi (EBP-AMP)
Dia 24 de novembro.
Horário: 9h às 10h20.
O curso visa a contribuir para a discussão instigante do Eixo 1 (Ilusões nas loucuras) das Jornadas Clínicas da EBP- Rio /ICP-RJ, com a seguinte proposta: trabalhar as diferenças do conceito de Ilusão na psiquiatria e na filosofia, uma vez que não se trata de um conceito da psicanálise. A partir desse ponto iremos verificar o modo radical como esse significante é usado na psicanálise. Durante o curso, articularemos a noção de ilusão, entendida como uma defesa contra o real, com a noção de delírio, que parte da invasão pelo real. Sendo assim, pretendemos introduzir algumas questões entre o delírio na psicose e o sintagma de Lacan “todo mundo é louco, ou seja delirante”. Esperamos todos lá.
Ilusão no amor
Ministrado por: Ana Lucia Lutterbach Holk (EBP-AMP) e Thereza De Felice (Associada do ICP-RJ)
Dia 24 de novembro
Horário: 10h40 às 12h
Partiremos do aforisma lacaniano, segundo o qual “a relação sexual não existe”, para abordar relações possíveis entre o tema do amor e incidências do termo “ilusão” na psicanálise. Para isso, vamos orientar o curso a partir do que diz Freud sobre a ilusão, com relação aos recursos de que as civilizações lançam mão frente à inexistência da relação sexual, aproximando essas possíveis abordagens psicanalíticas sobre as ilusões de algumas contribuições freudianas e lacanianas acerca do amor. Assim localizados, perguntaremos sobre os novos paradigmas do amor, especialmente quando associamos o gozo à questão do desejo. Quais são novas soluções e novos fracassos com que a clínica nos confronta, quando pensamos o amor como suplência à não existência da relação sexual? O que muda com os amores não-binários? A proposta do curso será transitar por essas perguntas, a partir de balizas anteriores – e algumas novas – sobre o tema do amor e as ilusões.
◼RESSONÂNCIAS DO DESPERTAR
Moinhos #22 também tem o prazer de dar notícias sobre o lançamento do livro O Despertar Dormir, sonhar, acordar talvez, de Carolina Koretzky, membro da Escola da Causa Freudiana e da Associação Mundial de Psicanálise, no último dia 30 de outubro na sede da EBP/Rio, para ressoar as articulações que, nestas 30as. Jornadas, poderão ser feitas entre a Ilusão, as ilusões no amor, nas loucuras e nos discursos e o despertar nos sonhos, na vigília, na fantasia, no delírio e no ato analítico.
Em seu livro, Carolina revisita “A doutrina do real no sonho na obra de Freud,” passa pelas “Modalidades lacanianas do despertar na experiência clínica”, com paradas que aprofundam e desdobram a concepção do despertar – “despertar e lampejo: surgimento do sujeito do inconsciente”; “despertar e identificação: a desidentificação como iluminação”; “despertar e angústia”; “despertar e trauma”; “despertar e fora-do-sentido: sonhos concentracionários e pós-concentracionários” – e conclui refletindo sobre as “Últimas teses sobre o despertar”, enfatizando um dos sonhos de Lacan, em A terceira: “Contrariamente aos sonhos de Freud, os meus não são inspirados pelo desejo de dormir. É antes o desejo de despertar que me agita. Mas, enfim, isso é particular”.
Fica, entre outras, a pergunta: No que se diferenciam ou se aproximam o “desejo de dormir” de Freud, o “desejo de despertar” de Lacan e o “desejo que sustenta a ilusão”, tal como Freud propõe em O futuro de uma ilusão: “ilusão, quando, em sua motivação, a realização de desejo passa para o primeiro plano, e assim fazendo, desistimos de sua relação com a realidade, da mesma forma como a própria ilusão renuncia às suas comprovações”?
Link para as inscrições nas 30as Jornadas:
https://www.sympla.com.br/evento/30-jornadas-clinicas-ebp-secao-rio-e-icp-rj/2162136
Venham conhecer o site das 30as Jornadas!
https://jornadasebprioicprj.com.br/2023/
|