◼
◼Editorial
“O cartel fulgurante era uma experiência destinada à preparação de um evento que mobilizava a estrutura de trabalho do cartel, estrutura de trabalho particular à Escola. (…) era marcado pela urgência que caracterizava a reflexão da psicanálise naquele momento”
Brousse.
Brousse, Marie-Helene .”Sobre o cartel fulgurante” [2010],
in: Manual de Cartéis. Escola Brasileira de Psicanálise & Livraria e Editora Scriptum. Minas Gerais, pág, 55.
“O cartel, que é esse pequeno grupo, é um meio para executar um trabalho, e não um fim em si mesmo. Sim, mas tampouco ele é exatamente um meio. Lacan preferiu dizer que é o meio, e não para executar um trabalho, mas para executar o trabalho. (…) – com artigo definido”
Jacques-Allain Miller.
Miller, Jacques-Allain. O cartel no centro de uma Escola de psicanálise [1984].
In: Cartel: novas leituras – org. Nohemí Brown, pág. 22.
“O trabalho da Escola é um trabalho que, no campo aberto por Freud, restaure a sega cortante de sua verdade; que reconduza a práxis original que ele instituiu [sob o nome de psicanálise] ao dever que lhe compete em nosso mundo; que, por uma crítica assídua, denuncie os desvios e concessões”
Lacan
Lacan, Jacques. Ato de fundação da Escola. Outros Escritos, pág. 235.
No embalo dos ventos que animam e movimentam os trabalhos para as 30as Jornadas Clínicas, vimos re-lançar a aposta feita pela Coordenação de Cartéis, no nome de Doris Rangel Diego. Trata-se da formação de cartéis fulgurantes a partir do tema das Jornadas.
Cabe, ainda, lembrar o prazo e as orientações para a inscrição dos trabalhos que comporão as mesas simultâneas e darão corpo a essas Jornadas.
◼CARTÉIS FULGURANTES NAS JORNADAS CLÍNICAS
Escolha um ou mais eixos e monte seu cartel:
1- Quatro interessados escolhem o Mais um [4+1]
2- Inscrições dos cartéis fulgurantes pelo e-mail carteisebprj@gmail.com até 5/9.
3- Entrega dos produtos/ trabalhos para as Jornadas até 25/9, conforme orientações a seguir
◼ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHO INDIVIDUAL E DE CARTELIZANTE PARA AS MESAS SIMULTÂNEAS
Além dos produtos dos cartéis fulgurantes, a Comissão Científica espera também receber trabalhos dos colegas que contribuam, desde a perspectiva da psicanálise, com um debate profícuo em torno do tema proposto nos 3 eixos epistêmicos das Jornadas:
◼Eixo 1: Ilusões nas loucuras
◼Eixo 2: Ilusões no amor
◼Eixo 3: Ilusões nos discursos
O prazo para envio de trabalhos é 25 de setembro.
O formato dos trabalhos deverá seguir o seguinte padrão: não deve ultrapassar 6.000 caracteres em fonte Times New Roman 12 e parágrafos com espaçamento de 1,5 linhas.
O trabalho deverá ser enviado para o e-mail simultaneas30jornadas@gmail.com, especificando no assunto do e-mail o eixo para o qual está endereçado. No corpo do e- mail deve ser informado o nome completo do autor e seu vínculo com a EBP-Rio e/ou ICP-RJ.
Quando houver vinhetas clínicas, estas devem preservar o sigilo do caso, uma vez que haverá público amplo.
|